A importância de usar conexões certificadas e em conformidade com a norma NBR 6943

por | mar 18, 2020 | Conexões galvanizadas | 0 Comentários

As conexões em tubulações de aço são fundamentais para todo o sistema. Os canos são a maior parte de toda a tubulação, mas é justamente nas conexões que temos as maiores incidências de vazamentos e quebras. Quando falamos nas conexões de aço galvanizado, que costumam lidar com mais estresse na rede, esses problemas são ainda piores.

Conexões que não estão dentro da conformidade exigida pelas normas não podem garantir a segurança da rede. Imagine que as tubulações galvanizadas são amplamente utilizadas nas redes de incêndio e também em sistemas de transporte de gases e de água em alta pressão, como nas redes de combate a incêndios.

Defeitos nesse tipo de tubulação podem apresentar problemas graves para diferentes setores e até mesmo apresentar um risco para a saúde e segurança imediata de todas as pessoas que estão no local próximo aos tubos e conexões.

Confira um pouco mais sobre a importância de utilizar conexões certificadas, e quais as normas que são responsáveis por determinar quais são as regras para a fabricação desses produtos.

As principais características das conexões galvanizadas

Para entender a importância de conexões galvanizadas certificadas pela NBR 6943, é importante primeiro entender como essas conexões se destacam das conexões comuns, por isso, é importante entender as suas principais características.

Você sabe o que é uma conexão galvanizada? Essa é uma conexão feita de aço ou ferro fundido que recebe um tratamento de galvanização para ter propriedades antioxidantes, resistente às ações do tempo e de diferentes líquidos.

Tanto a criação da peça quanto a galvanização podem ser feitas de forma diferente. Existem conexões de aço, e ferro fundido, de carbono e outros materiais. A galvanização pode ser feita com diferentes metais nobres, mas ela é geralmente feita com zinco, que oferece uma camada de proteção contra a oxidação.

Além das conexões galvanizadas, você também encontra as conexões feitas de aço carbono, também chamadas de conexões em aço preto. Essas conexões também possuem muitas vantagens, principalmente quando considerados a resistência física da peça.

As conexões de aço carbono, no entanto, não possuem a mesma proteção contra a corrosão e oxidação que as peças galvanizadas têm.

Com isso em mente, é importante saber qual tipo de peça é ideal para cada caso e qual o seu projeto deve utilizar.

Como elas são utilizadas

As conexões galvanizadas e tubulações são muito comuns nos sistemas de condução de diferentes substâncias gasosas, líquidas e também de vapores. Elas possuem bastante aplicações em industrias químicas, petrolíferas e de açúcar e álcool.

Outro ponto fundamental para as conexões galvanizadas é justamente a passagem de água. A água é capaz de oxidar metal, por isso essas tubulações precisam ter o tratamento galvanizado para evitar o desgaste da rede antes da hora.

Com isso em mente, é fácil entender que as conexões galvanizadas atuam em instalações de combate a incêndios, de recalques, em redes de água fria, para a captação de água, ideal para o tratamento e distribuição dela, instalações eletrônicas e prediais no geral.

E além do uso interno para o transporte de líquidos, elas também são indicadas para proteger contra corrosão em locais expostos a agentes corrosivos e ações do tempo, como a chuva e o sol.

A importância de usar conexões certificadas e em conformidade com a norma NBR 6943

A NBR 6943 de 2016 é responsável por regulamentar a fabricação das conexões de ferro fundido maleável. Elas abrangem também as conexões galvanizadas. As peças que são fabricadas através das recomendações dessas normas, possuem a certificação de que elas possuem as características testadas.

Isso quer dizer que essas conexões galvanizadas apresentam toda a segurança e toda a garantia que é exigida pela NBR. Ou seja, as conexões galvanizadas estão prontas para serem utilizadas sem a necessidade de se preocupar com a sua integridade, afinal, elas possuem todos os requisitos exigidos pelo setor.

Vale lembrar que as NBRs são feitas com o objetivo de oferecer a melhor eficiência e segurança para os diferentes produtos que são regidos pelas regras.

Ao entender o quanto é importante a segurança das conexões galvanizadas, é fácil conseguir determinar o quanto é fundamental contar com as conexões certificadas e de acordo com as normas.

Você encontra as conexões com essas características com a gente! Oferecemos um grande catálogo de conexões galvanizadas para todos os tipos de projetos de tubulações.

Oferecemos sempre soluções completas e seguras para você e para o seu projeto de tubulação.

A importância de utilizar tubos de aço galvanizado de qualidade

Como deu para entender, os tubos galvanizados são utilizados em situações em que o material passa por um grande estresse abrasivo e corrosivo. Além disso, são industrias que dependem bastante de segurança e eficiência no transporte de líquidos e produtos.

Sendo assim, um tubo de aço galvanizado que não atende todas as necessidades de segurança e qualidade com certeza vai trazer problemas durante o seu uso.

Para garantir que o tubo utilizado vai trazer todas as vantagens de seu uso, é fundamental comprar tubos que sejam inspecionados e fabricados de acordo com todas as normas vigentes.

Ou seja, confie apenas nos revendedores eu possam garantir a qualidade e procedência do produto.

A importância de usar conexões galvanizadas é inegável e por isso você deve confiar apenas em produtos de qualidade e que contem todos os certificados necessários para garantir as suas características!

Conte com os melhores produtos, conte com a gente!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *