Conexões galvanizadas importadas x nacionais: qual escolher?

por | mar 18, 2020 | Conexões galvanizadas | 0 Comentários

As conexões galvanizadas são peças importantes de diferentes tipos de sistemas hidráulicos, principalmente aqueles que trabalham com o transporte de líquidos, gases e produtos químicos. Esses importantes componentes podem ser produzidos tanto em território nacional, quanto no exterior, sendo importados para cá. Mas entre as conexões galvanizadas importadas e nacionais, qual escolher?

Essa é uma questão que, ao mesmo tempo que é complicada, também é simples. Calma! Vamos explicar com você direitinho o porque disso!

As conexões galvanizadas feitas no exterior e importadas para o Brasil possuem toda a segurança e qualidade exigidas pelos órgãos reguladores dos países em que elas foram fabricadas. Como esses órgãos possuem normas rigorosas e bem definidas, essas peças contam com o máximo de eficiência e durabilidade.

Essa é uma excelente pedida, não é mesmo? Mas isso não quer dizer que as peças nacionais não contem com exatamente a mesma vantagem! O Brasil, assim como os outros países, também possui regras para a fabricação dessas peças, garantindo que elas possam competir com as conexões galvanizadas importadas.

Continue com a gente para aprender mais sobre esse assunto e entender mais sobre conexões galvanizadas importadas e nacionais para diferentes tipos de tubulações e para diferentes usos.

Qual a norma que regulamenta a fabricação de conexões galvanizadas?

Como dissemos, aqui no Brasil existe uma série de regras que criam um padrão para a fabricação das conexões galvanizadas. Essas regras estão todas descritas na NBR 6943 da ABNT.

A NBR 6943 foi criada inicialmente em 1982 e contava com 29 páginas. Em 2016 ela foi totalmente reformulada e conta com mais de 70 páginas. Com isso, dá para entender que a NBR acompanhou o mercado e conta com uma lista extensiva de precauções e exigências para o produto em questão.

Ao comprar um produto que foi fabricado de acordo com essa norma, é possível garantir um produto completamente eficiência e que vai atender as necessidades de segurança de um projeto.

Como garantir que a peça foi fabricada de acordo com essas normas? Basta ficar de olho na certificação do Inmetro! Conte apenas com fornecedores de confiança e com experiência no mercado.

Quais as vantagens das conexões galvanizadas importadas?

Claro, as conexões galvanizadas importadas também possuem muitas vantagens. Como sabemos, o mercado norte-americano e europeu é bastante rigoroso com os produtos que são produzidos e utilizados por lá.

Sendo assim, as conexões galvanizadas importadas contam com muita segurança, uma excelente fabricação e um ótimo acabamento. Isso faz com que as conexões galvanizadas importadas possuam características fundamentais para um sistema hidráulico ideal.

As conexões galvanizadas são uma excelente opção para projetos de diferentes portes e necessidades. Mas também existe uma certa desvantagem nessas conexões, por serem importadas, geralmente contam com um preço mais elevado do que as conexões galvanizadas nacionais.

Conexão galvanizada importada ou nacional, qual escolher?

E finalmente chegamos na tão aguardada resposta. Qual das duas escolher? As conexões galvanizadas nacionais ou as importadas? Bom, a resposta vai da preferência do seu projeto, afinal, ambos os modelos possuem as características essenciais para a sua segurança e tranquilidade.

A NBR 6943, assim como as outras normas da ABNT, possuem um grande valor em relação às suas recomendações. Muitos profissionais consideram as normas da ABNT como algo fundamental na criação de seus projetos, por causa de sua eficiência e por garantir qualidade.

Sendo assim, você vai garantir um sistema com conexões galvanizadas prontas para todo o estresse e uso para os quais elas foram fabricadas para suportar. Apesar do mercado nacional sofrer de um certo preconceito em relação ao internacional, os métodos de fabricação das conexões e tubos galvanizados (e de muitos outros produtos) no Brasil é tão eficiente quanto na Europa ou EUA.

Ou seja, na hora de montar uma rede de combate a incêndio ou então um sistema para a passagem de líquidos não corrosivos é possível contar com as conexões nacionais ou as internacionais, com a mesma segurança e usabilidade.

Essa é uma decisão muito importante e que deve ser pensada durante a fase de planejamento da tubulação. Essa fase de planejamento é fundamental para garantir os principais pontos da execução do projeto e evitar problemas.

Qual é a importância de escolher conexões galvanizadas com certificação?

As conexões nacionais possuem um ‘porém’: A norma da ABNT não é obrigatória em alguns casos, por isso, é possível encontrar alguns produtos nacionais que não possuem a certificação NBR 6941.

Isso quer dizer que essas conexões podem não apresentar características satisfatórias para oferecer um sistema seguro e eficiente no dia a dia da rede hidráulica. Sem a certificação, não tem como ter qualquer garantia sobre a qualidade dos acessórios.

Sendo assim, ao apostar no uso das conexões fabricadas no Brasil, sempre procure por um fornecedor com equipamentos certificados pelo Inmetro e de acordo com as normas da NBR 6941.

As conexões galvanizadas são usadas em tubulações que quase sempre estão sendo utilizadas para a passagem de água, gases e outros produtos químicos. Eles podem estar em alta temperatura ou em alta pressão, em todos os casos as conexões precisam garantir uma vedação e durabilidade satisfatória.

O vazamento de água em alta pressão ou de líquidos em alta temperatura oferecem grandes riscos para estruturas e para as pessoas. Os gases podem ser ainda mais perigosos.

Tanto os tubos quanto as conexões precisam ser certificados pelo Inmetro para evitar acidentes que podem ser bem perigosos!

Se você procura pelo melhor fornecedor de conexões galvanizadas nacionais ou importadas, conte com os nossos produtos!

Contamos com conexões de alta qualidade e diferentes modelos e tamanhos para todos os projetos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *