O que considerar na compra de conexões galvanizadas

por | mar 18, 2020 | Conexões galvanizadas | 0 Comentários

As conexões galvanizadas são importantes para diferentes tipos de redes, desde o combate a incêndios até mesmo o transporte de produtos químicos, como petróleo, álcool e muito mais. Na hora de comprar conexões galvanizadas, é fundamental prestar atenção em diferentes fatores que devem ser considerados, para garantir a segurança total do sistema e evitar incidentes com prejuízos financeiros e riscos à saúde.

Os tubos e as conexões galvanizadas são fabricados com um propósito claro em mente, elas são feitas para serem resistentes. Mas essa resistência deve ser garantida pelas normas e pelas regras que devem ser seguidas. Confira um pouco mais sobre esse assunto para te ajudar na melhor decisão na hora de comprar conexões galvanizadas.

A importância das conexões galvanizadas

O aço galvanizado tem várias vantagens em relação ao metal não tratado. A sua principal vantagem é o fato de que, a utilização do zinco na galvanização, cria uma camada que protege o metal da oxidação, que acaba correndo a peça e criando defeitos estruturais que podem acabar causando vazamentos.

O aço é utilizado no tubo, que também é parte fundamental do sistema hidráulico de aço. Mas a conexões possuem um papel tão importante quanto. Aliás, as conexões precisam ser ainda mais seguras, já que elas representam as partes mais vulneráveis desse tipo de sistema hidráulico.

A tubulação galvanizada é muitas vezes usada para sistemas de transporte de gás, líquidos químicos e outros produtos. Isso quer dizer que qualquer vazamento pode ser perigoso para o sistema.

Com isso em mente, as conexões galvanizadas precisam ter uma vedação superior aos outros tipos, além de garantir a segurança total para não quebrar ou romper com a alta pressão, principalmente nas redes de combate a incêndio.

As conexões galvanizadas precisam ser seguras e de excelente qualidade, pois a segurança de muitas pessoas depende bastante dessas peças.

Como é feita a galvanização de conexões?

Você sabia que existe dois tipos diferentes de galvanização no mercado? Cada um possui um tipo de produção diferente. No caso dos tubos podem ser utilizados duas galvanizações diferentes. Já no caso das conexões, é usado apenas a galvanização a quente!

Galvanização a quente – Esse é um processo mais “completo”, utilizado tanto para os tubos quanto para as conexões. Nesse tipo de galvanização a peça é imersa em zinco quente, ou seja, ainda em seu estado líquido. Isso garante uma camada de zinco tanto na parte externa quanto na parte interna da peça. A zincagem pode ser realizada mais de uma vez.

A galvanização à quente são as que devem ser utilizadas em tubulações que terão a passagem de líquidos e óleos. Elas são resistentes à oxidação do material e por isso não estragam com a passagem dos líquidos.

A galvanização é interna e externa, ou seja, a peça também é protegida contra a oxidação causada pela umidade do ar e por chuvas, garantindo uma peça que pode ser usada em ambientes externos.

Considere a opinião profissional

Outro ponto que deve ser considerado na compra de conexões galvanizadas é a opinião do profissional destacado para o planejamento do projeto. As redes de combate a incêndio, de transposição de líquidos precisam possuir um especialista para a sua montagem e planejamento, por isso, é importante seguir os seus aconselhamentos.

Caso não seja necessário a presença de um engenheiro par ao seu projeto, ainda assim é importante buscar uma consultoria para garantir que tudo esteja dentro do que é necessário para a garantia de segurança e eficiência.

Conheça os tipos de conexões galvanizadas

Existem diferentes tipos de conexões galvanizadas, elas podem ter diferentes formatos. Elas são feitas para acompanhar diferentes projetos, podendo fazer diferentes curvas e bifurcações na tubulação, para atingir todos os lugares necessários.

As conexões para tubulação se dividem em cinco grandes grupos: conexões com objetivo de mudar direção, conexões com objetivo de derivar, conexões para mudar diâmetro, conexões para ligar tubos entre si e conexões para fechar extremidades.

Um único sistema de tubulação precisa de uma série de conexões, pertencentes a mais de um dos grupos.

É importante conhecer quais são os tipos de conexões, com o cotovelo, Tê, luvas, cruzetas e outras. Os formatos das conexões galvanizadas ditam o caminho que a tubulação vai seguir e por isso é importante entender bem como elas são e como funcionam.

Confira as regras de segurança e qualidade

A norma da ABNT responsável por determinar como as conexões galvanizadas devem ser fabricadas é a NBR 6943, segunda versão de 2016. Ela determina uma série de regras, incluindo capacidade de pressão, para essas peças.

A NBR é feita com todas as regras para garantir que todos os equipamentos que sigam essas recomendações tenham a segurança e eficiência necessárias para funcionar de forma correta, sem nenhum risco ou incidente.

Confiar nos fabricantes que certificadamente produzem as conexões com essas regras é uma maneira de garantir que o seu sistema hidráulico com tubos e conexões galvanizadas vai cumprir com todas as suas expectativas.

Conte com a gente para ter o melhor material possível!

Por fim, você deve considerar os nossos serviços na hora de escolher aonde vai comprar as tubulações e conexões galvanizadas! Nós contamos com todos os procedimentos e normas técnicas na nossa produção, sempre com muito respeito aos nossos clientes.

Nosso principal objetivo é sempre levar o melhor para você e por isso estamos sempre buscando equipamentos e métodos seguros e com eficiência total.

Está precisando de conexões galvanizadas? Conheça os nossos produtos, você com certeza vai encontrar aquilo que procura!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *